A cultura do Oriente ganhou muito espaço nas últimas décadas e conquistou uma legião de adeptos no Ocidente. Seja por sua culinária perfumada, feita das mais diferentes especiarias, seja os trajes típicos, com lindas estampas e tecidos confortáveis, e até sua medicina baseada em óleos medicados e ervas tradicionais. Mas, de tudo isso, o que tornou-se bem popular, sem sombra de dúvida, foi a prática de Hatha Yoga.

Os Asanas do Hatha Yoga: posições psico-físicas

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Está procurando um estilo de yoga para praticar? Se você é iniciante, o hatha yoga é uma modalidade muito eficaz para trazer tanto ao corpo quanto a mente equilibrio e harmonia a través da prática de suas posturas.

Hatha yoga bh

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Não há restrições para a prática do Hatha Yoga, independente do sexo ou idade, o Hatha Yoga é destinado a qualquer pessoa que deseja se aprofundar nessa prática e filosofia, buscando crescimento pessoal e espiritual, promovendo saúde e qualidade de vida.

Hatha Yoga Curitiba

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Conheça agora os principais espaços que oferecem Hatha Yoga em Curitiba, nos quais você irá entrar em contato com essa prática indiana que pode trazer diversos benefícios à saúde e será auxiliado por excelentes profissionais.

Livros de Hatha Yoga

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Há muitos livros de Hatha Yoga no mercado para quem busca aprofundar-se nessa modalidade. Hatha Yoga é um tipo de Yoga pré-clássico e a expressão Hatha carrega em seu significado as palavras sol (ha) e lua (tha), sendo essa prática atribuída à busca do equilíbrio das forças solar e lunar.

Quais são os benefícios desta discipina e por que ela é tão praticada no Ocidente? No ritmo caótico das grandes cidades, encontramos no tapetinho (ou colchonete, toalha, o que você tiver a disposição!) uma oportunidade para aquietar a mente e buscar o equilíbrio.

O que é a Hatha Yoga?

O tipo de Yoga mais popular é o Hatha Yoga, uma prática bastante procurada para a manutenção da saúde. Ele melhora nossa qualidade de vida, energia e vitalidade, fortalecendo músculos, ossos e o organismo como um todo.

Resumidamente, podemos dizer que ele é formado de posturas, movimentos e exercícios respiratórios, acompanhados de consciência corporal e relaxamento. É claro que, dependendo da vivência espiritual de cada professor, outros elementos podem ser trazidos à prática, como meditações guiadas, mantras e estudo filosófico.

Além dos impactos positivos na saúde física, cabe ressaltar que esta prática milenar tem objetivos muito mais profundos, como o despertar de uma nova consciência, isto é, o yoga que realizamos no tapetinho tem o poder de influenciar a forma como nos relacionamos com tudo ao nosso redor.  Estar consciente é estar presente, prestando atenção em cada pequena atividade.

A origem do Hatha Yoga

A palavra “Hatha” deriva da união das duas sílabas: “Ha” que significa “Sol”; e “Tha” que se traduz como “Lua”.

Já a palavra Yoga encontra traduções como: religar, união e junção.

Isto significa que esta prática busca encontrar o ponto de equilíbrio entre energias opostas, levando em consideração não apenas os aspectos físicos de quem pratica, mas também níveis mais profundos.

O yoga vê os “ásanas” (posturas) não apenas como poses estáticas, mas como “posturas psicofísicas”, onde estão relacionados os efeitos benéficos não apenas para o corpo, mas também para a mente e emoções de quem pratica.

A energia e atenção que focamos numa postura são tão importantes quanto a própria postura. Por exemplo, se estamos cansados ou tristes, a coluna tende a se curvar e o peito a se fechar. Já se estamos alegres, felizes e confiantes, o caminhar é diferente, a coluna se alinha e o peito se abre para as novas possibilidades. Já dizia o poeta: "Mente quieta, espinha ereta e o coração tranquilo."

Mas, para perceber todos estes benefícios, é necessário disciplina e assiduidade; o comprometimento é fundamental. O estudo de toda a filosofia que embasa a prática traz ao “yogui” (aquele que pratica yoga), os alicerces para a transformação pessoal.

Como o exemplo dos “Yamas e Nyamas”, que são um belíssimo conjunto de regras e regulações para o nosso bem-estar e evolução pessoal, abordando temas como ética, verdade, contentamento e entrega à Deus.

Benefícios de sua aprendizagem

Vejamos alguns benefícios para a mente e o corpo com a prática da Hatha Yoga.

No nível físico

  • Fortalecimento da musculatura;
  • Correção da postura;
  • Aumento da flexibilidade e leveza de movimentos;
  • Fortalecimento dos ossos;
  • Melhora da respiração e oxigenação dos tecidos.

No nível psíquico

  • Combate ao estresse, depressão, insônia e outros;
  • Aumento da capacidade de foco e concentração.

No nível energético

  • Ativação da energia individual (chakras);
  • Melhora da absorção e distribuição de prana (energia vital);
  • Revitalização dos órgãos responsáveis pela produção hormonal;
  • Maior vitalidade e bem-estar.

Quem pode praticar este tipo de Yoga?

Diferentemente de algumas outras modalidades de yoga, que exigem do praticante uma maior disposição física, o Hatha Yoga pode ser adaptado aos diferentes níveis de alunos, inclusive dentro de uma mesma aula.

Um professor qualificado é capaz de adaptar as posturas de acordo com as limitações e características individuais. Para os principiantes, o ideal é buscar por uma turma de Hatha Yoga para Iniciantes.

As posturas praticadas na aula de iniciantes podem ser as mesmas de uma aula mais avançada, só que a permanência em cada posição é diferente. Nosso corpo endurecido pela falta de movimento, pode sentir dificuldade em realizar posições que exigem mais força e flexibilidade.

Afinal, não podemos esquecer que o berço do yoga vem da Índia, e lá os bebês, crianças e adultos estão habituados a sentar e fazer todas as atividades no chão, até cozinhar. Dizem que o mal do Ocidente foi ter criado a “cadeira”, que limita o nosso movimento encurtando os músculos.

Como desenhar uma rotina Hatha Yoga?

É importante salientar que a prática de yoga, sempre que possível, deve ser acompanhada por um professor autorizado, inclusive para evitar qualquer tipo de acidente. Mas caso você queira praticar em casa, naquele tempo extra que às vezes encontramos, é possível desenhar uma pequena rotina de exercício simples e que serão extremamente benéficos para a saúde.

Como começar?

  1. Escolha um local na sua casa, onde tenha um pouco mais de espaço e tranquilidade. O ideal é usar um “mat”, que são os tapetes de yoga, do tipo emborrachados, mas pode ser adaptado com o que você tiver disponível.
  2. Antes de iniciar a prática das posturas físicas procure aquietar a mente, com algum exercício de respiração (pranayama), que pode ser simplesmente sentir o ar entrando e saindo dos pulmões. Observar a respiração, sem interferir no seu ritmo natural. Este exercício pode ser feito sentado ou deitado, caso a coluna vertebral canse muito rapidamente.
  3. Para uma prática de Hatha Yoga equilibrada, é preciso escolher posturas que levem o corpo nas diferentes direções, e que seja sempre repetida para ambos os lados. Escolha inicialmente uma postura de cada grupo: flexão para a frente, flexão lateral e equilíbrio.
  4. Tenha cuidado nas posições de torções, invertidas e flexões para trás; tenha todos os seus exames médicos em dia e procure junto a um profissional de saúde da sua confiança, a liberação para a realização de tais movimentos.
  5. Não se preocupe com a forma final da postura, o mais importante de tudo é manter a mente focada no que está sendo realizado. Este é o maior desafio, e também o maior ganho.

E para concluir, uma sugestão de leitura é o livro: Autoperfeição com o Hatha Yoga, do espetacular Professor Hermógenes.

Motivos para iniciar não faltam, não é mesmo? Então levante da cadeira e boas práticas.

Conheça também:

  • Bioenergetica: a Bioenergética ajuda a desenvolver a consciência corporal, mental e o do indivíduo como um todo. Essa técnica terapêutica visa potenciar a respiração, os movimentos, sentimentos e capacidade de autoexpressão das pessoas que a praticam.
  • yogaparainiciantes.info: uma das questões fundamentais para quem está iniciando a prática do yoga, é descobrir qual estilo, entre os muito que existem atualmente, é o mais adequado para si, o que se encaixa melhor na sua rotina e estilo de vida.
  • Massagem relaxante: a massagem relaxante, através de seus movimentos suaves, lentos, contínuos e ritmados, ajuda a cuidar da saúde, proporcionando sensação de bem-estar, equilíbrio e tranquilidade. É muito eficaz no combate das dores musculares e o estresse.
     
     

 

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